Frete Grátis para Belford Roxo, nos CEPs que o serviço está disponível.

Material MDP ou MDF?

MDF ou MDP? Conheça as diferenças

Nessa hora é comum aparecerem dúvidas como: Qual é o melhor material? MDP ou MDF? Qual é o mais barato? Quais características eles oferecem para cada tipo de móvel?

Fique tranquilo! Vamos responder todas as perguntas sobre os dois materiais e muito mais. Agora vai ficar fácil entender qual deles melhor se adapta de acordo com as suas necessidades.

Quais as diferenças entre MDF e MDP?

Para começar, é preciso entender que o MDF e o MDP são materiais distintos, e são excelentes para a produção de móveis, porém, são elaborados e manipulados de formas diferentes. Assim, é possível definir ambos os produtos.

Para conhecê-los melhor, vamos começar pelo mais famoso: o MDF. 

Composição do MDF

A sigla MDF significa Medium Density Fiberboard ou, em português, Painel de Fibra de Densidade Média. O MDF é feito com fibras de madeira e resina sintética, por isso o resultado final é um material bem uniforme.

Essas características permitem que as placas de MDF aceitem cortes em diferentes direções, permitindo mais liberdade para o design do móvel. A aplicação de revestimentos, a criação de peças arredondadas e acabamentos sofisticados são destaques na estética dessa matéria-prima.

 

Composição do MDP

 

O MDP, por sua vez, significa Medium Density Particleboard ou Painel de Partícula de Média Densidade. A chapa é feita com partículas de madeira prensadas, ao contrário das fibras usadas no MDF.

Três camadas formam o MDP: uma mais grossa no miolo e duas finas nas superfícies. Essa composição torna o material mais robusto e bem estruturado, pronto para receber maior carga de peso que o MDF (apesar de ser mais leve).

Pronto! Agora que você já sabe a diferença entre MPF e MDP fica mais fácil entender a diferença entre eles. Mesmo assim separamos algumas dicas e curiosidades para você!

Muita gente ouve por aí que o MDF é melhor que o MDP. O fato é que eles possuem finalidades específicas. Claro que existem algumas vantagens e desvantagens dependendo de como será utilizado os materiais. Portanto fique atento às dicas que preparamos para você:

Ainda tem dúvida? Calma, que aqui tem um resumo! 

MDFMDP
ComposiçãoPlaca uniforme feita a partir da prensa de fibras de madeira com resina.Placa feita a partir da prensa de partículas de madeira com resina, dividida em três camadas.
ResistênciaMais resistente à atrito.Menos resistente à atrito.
Melhor usoMóveis mais maleáveis com designs diferentes.Móveis retilíneos sem curvas ou acabamentos diferentes.
Suporte de pesoÉ mais pesado (denso) e suporta menos peso.É mais leve e suporta mais peso devido à sua forte estrutura de três camadas.
EconomiaUm pouco mais caro que MDP.Material mais econômico.
Resistência à umidadeMaior probabilidade de expandir com rapidez em contato com umidade.Demora mais para expandir devido às três camadas em sua composição.

E aí? Agora não restam mais dúvidas, não é mesmo? Tanto o MDF quanto o MDP são ótimos e com certeza devem estar presentes nos móveis da sua casa!